AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
No dia 09 de abril de 2014
foi a data escolhida pela Secretaria da Educação para que toda a comunidade
escolar avaliasse o desempenho da unidade escolar. A equipe gestora organizou o encontro da
seguinte forma:
·
Os alunos entraram no horário
normal, mas a atividade do dia era a avaliação do ambiente escolar, das
atividades oferecidas, das instalações, dos professores, da equipe gestora, do
grêmio estudantil;
·
A comunidade entrou em horário diferenciado e
se reuniram no pátio com a equipe gestora. Ela apresentou os pontos
emergenciais apresentado na avaliação de 2013 e discutiram os pontos que foram
mudados bem como apresentaram relatórios de investimento feito na escola,
tiraram dúvidas sobre a corrente filosófica e metodológica adotada pela escola.
Os alunos apontaram que a
escola tem um espaço bom, mas reivindicaram que a sala do Acessa tenha mais
computadores funcionando para que possam realizar pesquisas e atividades com os
professores; a criação da sala de vídeo e da brinquedoteca, já que a escola
possui brinquedos e equipamento para sala de vídeo; os alunos gostam do
tratamento dos profissionais da escola durante a estrada dos alunos, intervalo
e acompanhamento dos alunos dentro da escola;
gostam dos professores e acham eles, a sua maioria, amigáveis; gostam das aulas por serem dinâmicas e permite
que pensam; gostam de ter atividades para fazer em casa; após discutirem em
grupo cada aluno pode ilustrar sua ideia de escola ideal.
Os pais apontaram que tem
dúvidas sobre a metodologia adotada pelos professores com o programa Ler e
Escrever, a maioria gostaria que fosse utilizada a metodologia tradicional –
silabário – pois assim os pais poderiam ajudar melhor seus filhos; questionaram
sobre a alimentação da merenda e da cantina. A equipe gestora mostrou que o
cardápio é elaborado pela secretaria da Educação e que a alimentação é feita
com produtos frescos e com muita higiene pela empresa que prepara a
alimentação; os pais elogiaram os projetos desenvolvidos na escola, a saber,
Bullying: diga não a esta violência!, Projeto Horta, Sustentabilidade e Grêmio Estudantil;
O encontro foi importante,
pois as discussões em sala e com os pais forneceram materiais para discussão
com os professores sobre ações que estão sobre nossa responsabilidade como
metodologia e filosofia da escola, adoção de lição de casa, a importância da
circulação em todos os espaços da escola.
imagens retiradas da internet pelo site www.google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário